Uma Investida Contra a Picaretagem no Governo.
O projeto de lei Ficha Limpa foi aprovado pelo congresso!
Pois é, companheiro. O projeto de lei Ficha Limpa é um projeto de lei que impede qualquer pessoa condenada por algum crime grave, ou ainda em julgamento de se candidatar a algum cargo da política.
Com o objetivo de devolver a moralidade a um país por muitos desacreditado, e nos proporcionar um melhor perfil de candidatos, a lei impede a candidatura de políticos envolvidos em crimes como:
- Racismo, homicídio, estupro, tráfico de drogas e armas, desvio de verbas públicas;
- Processo por quebra de Decoro Parlamentar* e desrespeito à constituição;
- Compra de voto e uso de máquinas administrativas em favor dos candidatos.
*Decoro parlamentar é a conduta que precisa ser adotada pelos deputados federais e senadores no Brasil.
Fere o Decoro Parlamentar:
- Utilizar expressões que configurem crime contra a honra ou que incentivem a prática de crime;
- Abuso de poder;
- Recebimento de vantagens indevidas;
- Prática de ato irregular grave quando no desempenho de suas funções;
- Revelar o conteúdo de debates considerados secretos pela assembléia legislativa.
Esse tipo de medida também irá acelerar os julgamentos dos políticos processados, mas ainda assim, eles ficariam um período de 8 anos proibidos de se candidatarem.
O projeto foi aprovado no congresso após ser decidido pelos próprios políticos, e foi necessário que 1% dos eleitores do país (1.300.000 eleitores) assinassem a favor. O número de assinaturas atingiu a meta e a decisão da máfia do colarinho branco teve que ceder a uma vontade popular, já que recusar uma lei como essa seria um absurdo sem tamanho. Agora temos um pouco mais de chance de tentarmos melhorar nosso cenário político e recuperar nossas idéias de moralidade, a algum tempo perdida.
Moralidade... A verdade é que até hoje o Supermo Tribunal NUNCA condenou ou puniu um único congressita.
Está certo que nem todos os políticos com processos são ruins, e nem todo político ruim tem processos, mas deve ser como encontrar inocentes em um presídio. Pelo menos assim o candidato a algum cargo deve se preocupar com exercer sua cidadania de modo honesto desde o começo da vida, sem poder cometer erros que ponham seu caráter em cheque.
Mas se for encarar a realidade: somos submissos. Não fazemos nada a respeito. Em nossas cabeças acomodadas um dia chegará um super-herói e resolverá a situação do Brasil. Prenderá os corruptos, construirá com seus poderes e super-velocidade escolas, construirá presídios, moradias e esgoto. Este super-herói irá dar condições para médicos poderem atuar de maneira competente e em locais pertinentes, irá dar condições a professores de acordar dia após dia com dignidade e auto-estima, além de apoio financeiro para encarar seu dia de trabalho como o profissional mais importante para o futuro, irá transformar o sistema penal do Brasil em algo mais do que um Sistema Penitenciário de Humilhação e Criação de Animais Raivosos e Vingativos, que ao invés de instruir e humanizar o detento, o humilha e o exclui da sociedade, tratando-o como lixo, isso dentre milhões de outras coisas que o super-herói vai resolver com sua visão de raio lazer.
A verdade é que esse super-herói existe, mas assim como o Capitão Planeta exige uma união para ser invocado. Essa união é a união de todos os brasileiros em prol de um objetivo comum, que é a melhora da qualidade de vida, a busca de um bem-estar para todos, um país mais justo e igual, sem preconceitos e pacífico.
Parece utopia? O Projeto Ficha Limpa é o primeiro passo então. Só falta o Presidente Lula assinar agora!
Vamos juntos, o Brasil tem potencial para ser o melhor e o maior, basta escolher direito quem vai estar lá comandando.
FONTE: http://mcce.org.br/
Nenhum comentário:
Postar um comentário